Teorias da adimplência, confira o artigo completo

   

A principal receita de uma instituição de ensino é proveniente das mensalidades,
então quando este pagamento não é feito, compromete toda a infraestrutura da
empresa, e quanto menor a unidade escolar, maiores serão os prejuízos.

As metodologias acerca da adimplência encontram na prevenção a maior das
estratégias, afinal, é melhor prevenir assim que os primeiros sinais começam a
aparecer, do que permitir que o problema chegue a níveis prejudiciais para a saúde
financeira da instituição.

Uma instituição de ensino recebe alunos dos mais variados contextos, por isso é
importante estabelecer vários mecanismos de prevenção para evitar futuras
inadimplências, tais como: fazer uma análise aprofundada do perfil do estudante,
entender qual a melhor forma de entrar em contato com esse aluno e procurar
descobrir se o mesmo é um bom pagador.

Para aplicar de forma eficiente esses métodos é necessário seguir alguns pontos
chaves:

Base cadastral

Este é o início da relação comercial entre a unidade de ensino e o aluno, logo
planejar perguntas estratégicas pode livrar seu negócio do negativo. Entenda a
origem do estudante, planos, objetivos, quem fará o pagamento da mensalidade,
compreenda a condição financeira dele, pois é neste momento que você descobrirá
como agir com cada perfil de aluno.

Comunicação

Para além de uma análise de perfil sólida, a comunicação também é fundamental
para evitar que o problema vire uma bola de neve. Como empresa você deve
descobrir qual a melhor forma de se comunicar com seu público, seja por meio de
plataformas personalizadas, e-mails, redes sociais, mensagens de notificação, carta
ou telefonema. Cada grupo requer um tipo de técnica e cabe a você, por meio da
análise cadastral, estabelecer qual a melhor opção para o seu.

Dispare comunicações frequentes, sempre lembrando-os que o dia do vencimento
está perto, além de oferecer um espaço em que eles possam acessar os boletos de
forma facilitada, minimizando justificativas como esquecimento.

Treinamento para os colaboradores

É de extrema importância preparar sua equipe para esse tipo de conflito. O
funcionário deve aprender a gerir com mestria casos de inadimplência, desde o
primeiro contato com o aluno até a cobrança mais incisiva, tudo sem quebrar
normas e regras estabelecidas na legislação brasileira, tais como o artigo 42 que
prevê que o devedor não deve ser exposto ao ridículo e nem ser constrangido.

Cobrança

Mesmo seguindo toda a metodologia, a inadimplência ainda pode surgir como um
empecilho para o crescimento da instituição. Nesses casos, a cobrança é a única
solução. Ela deve ser planejada junto com uma equipe estratégica e com
conhecimento no assunto, pois de nada adianta investir tempo e soluções que não
trarão resultados.

A terceirização da cobrança foi uma das alternativas que muitas instituições
privadas adotaram a fim de minimizar seu trabalho e maximizar seus resultados.

Especialistas no assunto, empresas desse ramo conseguem identificar com mais
facilidade quais são as etapas e métodos necessários para fazer com que o
inadimplente se sinta motivado a pagar.

Diante de tantas crises e momentos difíceis para a economia do país, é inevitável
que o número de adimplência diminua, e agora, mais do que nunca, é importante
investir em cobranças especializadas para a sua instituição. Pois com tantas
lacunas na tabela de mensalidades, pode ficar cada vez mais difícil fazer
investimentos que agreguem valor à sua instituição.

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